quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Miss é Linda! :-)



Ai de mim, espero que não me acusem de machismo, eu que até nem sou grande adepto de concursos de beleza, mas Yityish Titi Aynaw, de 21 anos, a Miss Israel 2013, é linda de morrer!

É de Netanya e é judia-etíope. Veio viver para Israel com a família quando tinha 12 anos. Não tinha experiência alguma destas coisas de modelos, foi um amigo que lhe pregou esta partida.

Declarou que quer ser a "Tyra Banks de Israel", e que ambiciona ajudar a mudar atitudes relativamente a modelos de pele escura. Ainda recentemente ouvi dizer que as revistas femininas em Portugal e no mundo vendem menos quando na capa figuram modelos de pele menos clara. Não entendo. 

Cores de pele em Israel são variadas, consequência de séculos de exílio de israelitas pelo mundo.  

Aynaw serviu como oficial nas Forças de Defesa de Israel (aqui deveria entrar o lugar-comum do "fez-lhe bem à forma física", etc.). Na escola foi integrada no sistema de ensino em turmas regulares, o que considera que foi bom para si, ao invés de turmas para emigrantes, como acontece em alguns países.

A vencedora quer representar todos os israelitas e não apenas os israelitas-etíopes. Lembramos que a integração dos judeus etíopes na sociedade israelita já passou por alguns mal-entendidos (devidamente distorcidos e explorados pelos media e organizações anti-Israel): ver este post sff..

Os detractores (leia-se odiadores) do costume, já começaram, aliás, a aproveitar esta eleição para condenar Israel. Se não elegesse misses etíopes, seria "discriminação". Como elegeu, é "hipocrisia". :-)

Curioso é que Israel é o único país do Médio-Oriente onde as mulheres gozam de direitos iguais aos dos homens, onde podem ser e fazer o que entenderem. E que de toda a África chegam refugiados a Israel, que não são acolhidos por mais nenhum país do Médio-Oriente, nem muçulmano.

Mas Israel tem o coração grande e as costas largas. E mulheres lindas! Shalom!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.