segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Jesus, Judeu e Circuncidado - 6

 Jesus, Judeu e Circuncidado - 1

 Jesus, Judeu e Circuncidado - 2

 Jesus, Judeu e Circuncidado - 3

 Jesus, Judeu e Circuncidado - 4

 Jesus, Judeu e Circuncidado - 5


 

Do século XVI os judeus italianos tiveram que usar chapéus redondos, como os dos comerciantes cristãos, até ao início do século XIX,  quando um bey ordenou que usassem um boné branco.
Antes da Revolução Francesa, os judeus deviam usar sempre um chapéu amarelo, e as mulheres um lenço da mesma cor a cobrir todo o peito. Napoleão ordenou que fossem removidos e substituídos pela roseta tricolor. Ele tirou os judeus do gueto e deu instruções para que praticassem a sua religião abertamente e livremente, e que pudessem viver onde quisessem. Os judeus de Ancona ficaram surpreendidos e encantados ao descobrirem que os primeiros soldados franceses que entraram no gueto eram judeus.
Mais tarde, Napoleão também libertou os judeus dos guetos de Roma, Veneza, Verona e Pádua. O "Libertador da Itália" aboliu as leis da Inquisição, e os judeus tornaram-se finalmente livres.

Em 1892, os judeus iranianos foram obrigados a usar uma marca distintiva, e foram proibidos de sair em dias de chuva (de modo a que a sua impureza não se espalhasse pela cidade). Não eram autorizados a andar na frente de um muçulmano ou a erguer uma casa.
Em 1918, em Marrocos, os judeus eram obrigados a andar com os pés descalços quando saíam do seu bairro. Eram vistos a tirar os chinelos (pretos, para se distinguirem dos amarelos, que só muçulmanos tinham o privilégio de usar).
Em 1940, todos os judeus foram obrigados a usar uma braçadeira branca com uma largura de pelo menos 10 cm na manga direita do seu vestido ou casaco.Em 1941, na Croácia ocupada pelos insurgentes, os judeus foram obrigados a usar na lapela uma faixa azul com a letra maiúscula 'P' (Pravoslavni - Ortodoxo)
Em 29 de Abril de 1942, os judeus foram obrigados a usar a estrela amarela. A deportação dos judeus da Holanda começou no verão de 1942.
Em Auschwitz, um número é tatuados nos braços dos judeus.
 As estrelas:

  Alemanha

Bélgica

Croácia

Holanda

França


Tatuagem em Auschwitz



 (continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.