segunda-feira, 2 de junho de 2014

O Melhor Amigo de Israel na Ásia



A única democracia do Médio Oriente a a maior democracia do Mundo unem esforços. A colaboração entre a Índia e Israel não vem de agora. 

Ambos países antigos, com longa tradição e riqueza cultural ímpar. Em ambos a História do país se confunde com a História das religiões que lá se originaram. Em Israel o Judaísmo e o Cristianismo, as duas grandes religiões Abraâmicas. Na Índia o Hinduísmo, o Jainismo, o Budismo e o Sikhismo, as quatro grandes religiões dármicas.

Ambos os países são martirizados pelo terrorismo islâmico.

Índia: o Melhor Amigo de Israel na Ásia



A Índia tem no topo da sua agenda o desejo de fortalecer os laços económicos entre Israel, Ásia e América Latina. E, aparentemente, o interesse é mútuo.

O eleito primeiro-ministro Narendra Modi da Índia

Israel pode ter um "novo aliado firme" no Sul da Ásia, com a eleição do primeiro-ministro Narendra Modi nas eleições nacionais de 2014.


O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em discurso na reunião de gabinete sobre a dependência Israel em relação ao mercado europeu, defendeu o reforço dos laços económicos com a Ásia e a América Latina, e também mencionou que felicitou Modi, que liderou o Partido conservador Bharatiya Janata numa vitória esmagadora nas últimas eleições.



O Leão e o Tigre

"Falei com o primeiro-ministro eleito da Índia", disse Netanyahu. "Eles têm uma vontade clara de aprofundar e desenvolver as relações económicas com o Estado de Israel". 

(...) "Modi, um político de direita, nacionalista pró-hindu, tem sido um bastião dos laços políticos e comerciais com o Estado de Israel", refere o International Business Times (IBT).

Os dois países "têm vindo a negociar um acordo de livre comércio nos últimos anos", continua o artigo. "Embora as relações entre Índia e Israel se tenham aprofundado e diversificado desde o estabelecimento de relações diplomáticas em 1992, os cinco anos do 
Bharatiya Janata no poder deram um grande impulso ao lema 'Índia e Israel lutam juntos contra o terrorismo'".



Unidos contra o terrorismo, na defesa da Liberdade, da Democracia e da Paz


Como observado pelo Israel National News, a crescente ligação entre o Estado judaico e a Índia é também um impulso na luta de Israel contra o terrorismo islâmico, pois os dois países enfrentam ameaças terroristas dos seus vizinhos muçulmanos.


Índia e Israel Unidos Contra o Terror


 Bandeiras de Israel e da Índia ( MFA )

O partido de Modi "elogiou repetidamente Israel como um baluarte da luta contra o terrorismo islâmico", diz jornal online INN.

"A Índia tem uma longa história de compra de equipamentos militares de Israel. Em Dezembro, a Índia comprou 15 aeronaves ao Estado judaico, num esforço para reforçar a segurança ao longo das fronteiras com o Paquistão e China".


"Em 2009, a Índia comprou o sistema táctico e de vigilância Phalcon a Israel, como parte de um acordo de 1,1 bilião de dólares assinado entre Índia, Rússia e Israel, em Janeiro de 2004. A indústria militar de Israel também anunciou planos de estabelecer cinco fábricas na Índia para produzir granadas de artilharia."



Os terroristas odeiam quem lhes faz frente...

O INN também citou uma sondagem de 2009, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, que descobriu que as pessoas na Índia consideram Israel como sendo dos seus "melhores amigos".


 


 As religiões que visam o BEM, celebram a diferença

O estudo foi feito com 5215 pessoas de 13 países e descobriu que 58 por cento dos indianos apoiam Israel. Em segundo lugar, 56 por cento dos cidadãos norte-americanos expressaram apoio a Israel, assim como 52 por cento dos russos, 50 por cento dos mexicanos, 48 por cento dos chineses e 39 por cento dos italianos.

United With Israel



India-Israel Friendship

Este Facebook é 5 estrelas!


“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”
[The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing.]
―Edmund Burke

3 comentários:

  1. Estava precisamente para escrever sobre isto. Espero que o novo dirigente da Índia leve a sério esta amizade e cooperação: o inimigo é o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É do interesse de todos nós, «infiéis».

      Abraço,

      J.J.

      Eliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.