domingo, 21 de dezembro de 2014

Judaísmo - História e Origens

Frisando, como habitualmente, que este não é um blog de Religião nem de Teologia, nem se encontra filiado em nenhuma delas, para compreensão da História e da Cultura de Israel e dos judeus, vale muito a pena assistir a este documentário:


 

"Origens do Judaísmo

Ainda que o Judaísmo só vá ser chamado como tal apenas após o retorno do Cativeiro na Babilónia, de acordo com a tradição judaica, a origem do Judaísmo estaria associada ao chamamento de Avram (Abrão) e à promessa de YHWH. Avram, originário de Ur da Caldéia, teria sido um defensor do monoteísmo num mundo de idolatria, e pela sua fidelidade a YHWH teria sido recompensado com a promessa de que teria um filho, Yitschak, do qual levantaria um povo que herdaria uma Terra da Promessa e que seria uma nação sacerdotal entre os povos da Humanidade. Avram, posteriormente chamado de Avraham (Abraão), é considerado o primeiro hebreu (do hebraico עִבְרִי ivrit aquele que vem do outro lado), e passou à viver uma vida nómada entre os povos de Canaã.

De acordo com a Torá, YHWH não seria apenas o Senhor de Yisrael, mas sim o Príncipio Uno que criou o Mundo, e que já se havia revelado a outros justos antes de Avraham. Mas com Avraham inicia-se um pacto de obediência, que deveria ser seguido por todos os seus descendentes, se quisessem usufruir das bençãos de YHWH. Alguns rituais tribais seguidos pelos membros da família de Avraham serão incorporados na legislação religiosa judaica."

- Texto de apresentação (com algumas adaptações ao Português de Portugal).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.