sexta-feira, 10 de abril de 2015

O Êxodo Moderno dos Judeus Etíopes



Um assunto que tem fascinado os historiadores ao longo dos séculos e até ao dia de hoje, tem sido a comunidade etíope que se designa a si mesma como "Beta Israel". Estes etíopes dizem-se descendentes dos Antigos israelitas e mantêm costumes descritos na Bíblia Hebraica.

Apesar das controvérsias acerca da origem desta comunidade, conhecida como dos "judeus etíopes", eles são agora parte da vida em Israel, e têm também uma história de Êxodo.

No início dos anos 70, o governo anti-religioso da Etiópia tornou a vida da comunidade judaica insuportável. Segundo o rabino Menechem Waldman, "o regime proibiu a prática do Judaísmo e a aprendizagem do Hebraico, e prendeu os líderes comunitários sob a acusação de serem espiões Sionistas. Fome, violência, horrendas condições sanitárias - o sofrimento dos judeus etíopes chamou a atenção do Mundo, e o governo israelita começou a fazer planos para os libertar".

Milhares de judeus etíopes fugiram da Etiópia para o Sudão, ajudados pelo governo de Israel, tal como outrora os judeus fugiram da escravidão no Egipto. Cerca de 4 mil morreram na jornada, muitas mulheres foram violadas e muitos foram atacados.

Nos anos 80, uma ponte aérea transportou milhares de judeus etíopes para Israel, na Operação Salomão. A 21 de Maio de 1991, durante um período de de 36 horas, 34 aviões israelitas, incluindo IAF C-130 e aviões de carga da El Al, transportaram 14.325 judeus etíopes para Israel.

Um avião da El Al transportou 1.122 passageiros, estabelecendo o recorde mundial de mais pessoas transportadas numa só aeronave. Hoje, 130.000 judeus etíopes vivem em Israel. Mais de metade já nasceram em solo israelita. Tal como a História do Êxodo, esta é uma jornada da opressão para a liberdade.

Bizu Riki Mullu, um israelita etíope, diz: "Ninguém compreende melhor a História do Êxodo do que nós. Cada dia na Etiópia era passado a tentar fugir para Israel".

Tal como os judeus escravos no Egipto, os judeus etíopes tiveram que fugir num ápice e estiveram sempre desprotegidos até chegarem a Israel. Mullu acrescenta: "Quando pensamos em como os Antigos Judeus viveram no deserto até chegarem a Israel, lembra-mo-nos da nossa fuga da Etiópia".

Na Páscoa, os judeus de todo o mundo vêem o Êxodo como se o tivessem vivido eles mesmos. No caso dos judeus etíopes, essa vivência tem um significado ainda mais especial.


A tradição pascal etíope é diferente e única. Antes da Páscoa, os judeus etíopes partem todos os seus pratos e fazem novos, como símbolo de ruptura com o passado. Os judeus etíopes continuam também a sacrificar cordeiros, e a sua ceia de Páscoa é mais festiva e menos estruturada que a das outras comunidades. os judeus etíopes só começaram a beber os quatro copos de vinho desde que um grupo visitou a Europa no século XIX.

Uma tradição que se mantém igual é a de se remover os produtos hametz (fermentáveis), e no geral, o Seder (ceia) é celebrado como nos tempos Bíblicos. Nesta altura do ano em que os judeus de todo o mundo recordam a Páscoa, é importante honrar a tradição dos judeus etíopes e o seu Êxodo dos tempos modernos.

Texto original de Rachel Avraham


Breve comentário: A história destes refugiados, acossados por todos os países da região, vítimas das maiores atrocidades, e acolhidos como cidadãos de pleno direito em Israel, serviu (como tudo serve) para acusações internacionais de RACISMO (!!!!!), dirigidas a Israel! Relembramos o post  'Denegrindo Israel de novo'

A mesma Imprensa e a mesma opinião pública que ignoram deliberadamente e legitimam como traço cultural o genocídio dos não muçulmanos em terras de Islão, não param de martelar o absurdo que desmontámos no post supracitado. 

O antissemitismo é uma feroz doença mental. Com a nossa propensão de nascença para estarmos sempre ao lado dos fracos e dos oprimidos, dos injustiçados e dos caluniados, não poderíamos deixar de estar ao lado de Israel. Ainda que nos custe a vida, assim será, sempre. 

Mais vale morrer livre do que viver escravo. Foi essa a lição que o Povo de Israel exemplificou, quando fugiu do cativeiro egípcio. Coincidentemente, o Deus Único, o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, o Deus Verdadeiro, revelou-se logo a seguir, não a um homem, mas a todo um Povo, que transmitiu essa Boa Nova a todos os Povos do Mundo..
 

Após esta vida, não nos espera nenhum deus sanguinário de vingança e luxúria. Espera-nos, a TODOS, um Deus de Bondade. E Justiça...

4 comentários:

  1. segundo a bíblia os verdadeiros israelitas eram semelhantes aos nubios e egípcios, os nubios e os povos do antigo Egito eram pessoas de pele escura , temos que sem preconceitos ou racismo aceitar os negros como verdadeiros israelitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há racismo nenhum, meu amigo. A prova de que não há racismo é este post, que fala de judeus etíopes e do seu acolhimento em Israel. Este e outros posts. Mas não há nenhuma base científica para se afirmar que as pessoas de pele negra e tipo humano africano são "os verdadeiros judeus".

      http://amigodeisrael.blogspot.pt/2015/06/um-espanhol-ou-portugues-em-cinco-tem.html

      Os melhores especialistas em Genética do Mundo já estudaram e comprovaram que os judeus de hoje são descendentes directos dos judeus Antigos. Seja qual for a cor da pele.

      É uma estranha judeomania global. Os Africanos querem ser os "verdadeiros judeus". Os Britânicos também. Todos querem ser os verdadeiros judeus e todos odeiam os verdadeiros judeus!

      Já fizemos posts sobre isso. https://www.youtube.com/watch?v=IRtc0XaA5k0

      Eliminar
  2. no livro história geral do Brasil falam de uns negros hebreus que vieram juntos com os africanos para serem criminalmente escravizados.

    ResponderEliminar
  3. Desconheço. Mas gostava de saber mais sobre isso.

    ResponderEliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.