quinta-feira, 11 de maio de 2017

Feliz Aniversário - Factos interessantes sobre Israel



Por: Rabino Ari Enkin via UWI, com a nossa tradução.

Em 1948, os judeus alcançaram uma das realizações mais notáveis ​​e inspiradoras da História humana. Olhemos para Israel hoje, 69 anos depois, para saber que o nosso pequeno país tem uma História contínua de milagres diários!

Yom Ha'atzmaut é o Dia Nacional de Israel, comemorando a Declaração de Independência de Israel em 1948. É oficialmente observado no dia 5 de Iyar, de acordo com o calendário hebraico, embora esta data seja muitas vezes ajustada por um dia ou dois para garantir que as festividades de Yom Ha'atzmaut e as comemorações de Yom Hazikaron, que acontecem no dia anterior, não interfiram com a observância do Shabat.

Vamos dar um passo atrás no tempo, para a atmosfera no exterior da casa de David Ben-Gurion, pouco antes de o Estado de Israel ter sido declarado.

Os judeus da Palestina... dançavam, porque estavam prestes a presenciar o que foi uma das realizações mais notáveis ​​e inspiradoras da História humana: um povo que tinha sido exilado da sua terra natal dois mil anos antes, que tinha sofrido incontáveis ​​pogroms, expulsões e perseguições, mas que se recusara a renunciar à sua identidade - que, pelo contrário, reforçou substancialmente essa identidade; um povo que poucos anos antes tinha sido vítima do maior acto de assassinato em massa da Humanidade, que eliminou um terço dos judeus do mundo; um povo que voltava para casa, como cidadãos soberanos no seu próprio estado independente.

(De:  Oren, Michael B. “Ben-Gurion and the Return to Jewish Power.” New Essays on Zionism. Ed. Hazony, et al. Jerusalem: Shalem Press, 2006. 406).


ASSIM RENASCIA ISRAEL:




A cerimónia oficial que marca o início de Yom Ha'atzmaut é realizada no Monte Herzl em Jerusalém, na noite de Yom Ha'atzmaut. Esta cerimónia anual inclui um discurso do orador do Knesset, apresentações artísticas, e a iluminação cerimonial de doze tochas, uma para cada uma das Tribos de Israel. Todos os anos, uma dúzia de cidadãos israelitas que fizeram uma contribuição social significativa para o Estado são convidados a acender essas tochas. Muitas cidades realizam performances ao ar livre em praças de cidades e em parques, com cantores israelitas, e exibições de fogos de artifício.

Durante o dia de Yom Ha'atzmaut há a recepção anual do Presidente da República de Israel para homenagear 120 dos mais distintos soldados das Forças de Defesa de Israel. Este evento tem lugar na residência oficial do Presidente, em Jerusalém. Há também o concurso internacional da Bíblia e a cerimónia do "Prémio Israel", ambos realizados em Jerusalém, na presença do Presidente e do Primeiro Ministro.

Uma característica emocionante de Yom Ha'atzmaut é as Forças de Defesa de Israel abrirem algumas das suas bases ao público (os meus filhos adoram subir aos tanques!). Famílias israelitas comemoram com piqueniques e churrascos (conhecidos em calão israelita como um mangal). Muitas varandas de casa são decoradas com bandeiras israelitas, e pequenas bandeiras são colocadas nas janelas dos carros. Muitas pessoas deixam estas bandeiras até depois de "Yom Yerushalayim" - o dia em que celebramos a captura e unificação de Jerusalém. A rádio e a televisão israelitas estão cheias de programação relacionada com Israel.



Marcha pelas muralhas da Cidade Velha de Jerusalém (Yonatan Sindel / FLASH90).

Factos interessantes sobre Israel

Permita-me deixá-lo com alguns dos meus "factos fixes" favoritos sobre Israel:

Israel trabalha! A taxa de desemprego de Israel caiu para um recorde em Fevereiro. Para aqueles com 15 anos ou mais, a taxa caiu para 5,8% de 5,9% em Janeiro. Para aqueles entre 25-64 anos, a taxa caiu de 5,4% para 4,9%. A participação na força de trabalho aumentou para um recorde de 80%.


O plenário do Knesset. (Yonatan Sindel / Flash90)


Israel é o único país no Médio Oriente que baseou os seus princípios de governo em valores liberais democráticos e nos valores dos profetas Bíblicos.

Israel é a maior nação imigrante na Terra.

Israel tem a segunda maior taxa per capita do mundo de livros publicados.

Israel é o único país do mundo que entrou no século 21 com um ganho líquido no seu número de árvores.

Israel tem mais museus per capita do que qualquer outro país.

Israel desenvolveu o telefone celular, os sistemas operacionais Windows NT e XP, a tecnologia Pentium MMX Chip, o microprocessador Pentium-4, o Processador Centrino, a tecnologia de correio de voz e o AOL Instant Messenger ICQ.

Israel tem a maior taxa per capita de computadores domésticos no mundo.

Israel projectou o sistema de segurança de voo mais impenetrável da indústria aérea.


Sistema da Cúpula de Ferro (IDF Blog)


Israel projectou e implementou o sistema de defesa Cúpula de Ferro.

Israel tem a maior proporção de diplomas universitários no mundo.

Israel é o segundo no mundo no número de empresas em fase de arranque, apenas atrás dos EUA.



Tamanho relativo de Israel e dos Estados Unidos.


Israel tem o maior número per capita do mundo de 'start-ups' de biotecnologia.

Israel lidera o mundo no número de cientistas e técnicos na força de trabalho.

Israel é líder mundial em renovação de água, reciclagem, dessalinização e aquecimento solar.

Israel inventou o sistema de irrigação por gotejamento usado em todo o mundo.

Cientistas israelitas desenvolveram a primeira instrumentação diagnóstica totalmente informatizada, sem radiação, para o câncer de mama.

Israel desenvolveu a primeira câmara de vídeo ingerível, tão pequena que cabe dentro de uma pílula e que pode ver o intestino delgado por dentro, para detectar câncer e distúrbios digestivos.

FELIZ DIA DA INDEPENDÊNCIA!!!

JERUSALÉM REUNIFICADA:

VISITE ISRAEL:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vindo a esta caixa de comentários quem vier por bem.