sábado, 19 de abril de 2014

Páscoa Feliz!


Israelitas gozam as suas férias de Páscoa!
Durante o Chol Hamoed, os dias entre o primeiro e o último dia de Páscoa, a vida em Israel toma um rumo de descanso e descontracção, durante o qual os israelitas têm tempo para se divertir com amigos e familiares.
As escolas estão fechadas e muitos trabalhadores estão a trabalhar em horários reduzidos. Muitos israelitas escolhem fazer férias nesta altura. Como resultado, os comboios, os autocarros e as estradas, estão cheias de pessoas que viajam pelo país. Em Tel Aviv, as praias estão cheias de pessoas, bem como os cafés ao longo do passeio da cidade. O famoso Centro Comercial Dizengoff, em Tel Aviv, também está a abarrotar de pessoas, aproveitando o feriado para comprar roupas, muitas das quais estão à venda especialmente para esta ocasião.
Muitos israelitas reúnem-se em Jerusalém no feriado. Há preços reduzidos e passeios especiais em muitos dos museus de Jerusalém. O Museu de Israel promove nesta altura exibições especiais, além de ter em exposição permanente os Pergaminhos do Mar Morto. Oferecem tarifas reduzidas para crianças e entrada gratuita para todos durante parte das férias. O Parque Arqueológico Ir David, que destaca a cidade original do Rei David, oferece muitas excursões especiais de Páscoa.


Ainda mais israelitas são esperados para visitar o "Kotel", também conhecido como o "Muro das Lamentações", em Jerusalém, que é um muro de contenção externa do Beit HaMikdash, a "Santa Casa", onde os judeus tradicionalmente ofereciam sacrifícios a Deus, e que foi destruído há quase 2.000 anos (o Domo da Rocha foi construído para honrar o seu local). Este lugar tornou-se o destino de peregrinos judeus e o centro da oração judaica desde há milénios. As multidões que visitam o "Kotel" na Páscoa são tão grandes, que muitas vezes as pessoas têm que se "espremer" para colocar uma oração nos restos do antigo templo judeu. As lojas dentro da Cidade Velha são invadidas por visitantes.
Outros israelitas vão de visita à Judeia e Samaria na Páscoa. Milhares de israelitas reúnem-se para uma visita de Páscoa a Homesh. Certos locais dentro Judeia e Samaria, que estão geralmente fechados, estão abertos aos visitantes israelitas neste feriado. Muitos israelitas manifestaram interesse em viajar para Sebastia, a antiga sede do Reino do Norte, e Har Eivel, onde está localizado o altar de Josué. Ambos os locais estão abertos especialmente para o feriado. Normalmente, os israelitas não podem visitar Sebastia, excepto como parte de um grupo em autocarro à prova de bala, e Har Eivel é raramente aberta a todos. Milhares são esperados para visitar áreas judaicas sagradas da Judeia e Samaria, que não estão disponíveis durante o resto do ano.


Mais de 200.000 israelitas também visitam parques nacionais, florestas e trilhos de bicicleta por todo o Israel. O Monte Hermon, nas Colinas Golan, é um favorito, e muitas vezes ainda está coberto de neve durante a Páscoa. A Associação de Hotéis de Israel informou que cada hotel na área da Galileia foi reservado. Gamla, Nahal Amud e Tel Afek são destinos muito populares. Milhares de israelitas também visitam locais no Sul de Israel, tais como Eilat, Massada e Ein Geddi. No entanto, as caminhadas em parques nacionais e os piqueniques em áreas arqueologicamente ricas não são o único passatempo da Páscoa israelita. Alguns israelitas também usam o feriado para acampar e fazer um churrasco .

Por Rachel Avraham

- Para os nossos amigos judeus, para os nossos amigos cristãos, para todos os nossos amigos, e para todos os nossos inimigos, os melhores votos de Páscoa Feliz. Um dia, esperamos, a vida neste planeta decorrerá neste ambiente ameno que se vive por estes dias em Israel e no mundo cristão. Que Deus permita que possamos lá chegar com o mínimo de sofrimento. 

Shabbat Shalom, muita paz!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.