quinta-feira, 15 de maio de 2014

Porque Guttmann não é o mau da fita


"Béla Guttmann (Budapeste, Hungria 13 de Março de 1900 — Viena, Áustria, 28 de Agosto de 1981), foi um jogador de futebol e treinador húngaro de origem judaica. Guttmann é considerado o descobridor do astro do futebol português Eusébio."
No televoto de um canal de TV, uma das opções para a "culpa" de o Benfica não ter ganho era a "maldição" de Béla Guttmann. Mais de 70% dos televotantes culparam o árbitro. A "maldição" arrecadou 0% dos votos. Gostei!

Gostei por duas razões. Porque é bom saber que as pessoas não são supersticiosas. E porque na verdade não houve "maldição" nenhuma. O Benfica não "segurou" Guttmann após as duas conquistas da Taça dos Campeões Europeus, e ele exprimiu esta opinião:
 «Sem mim nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões»
Guttmann tinha, de resto, razão. Um país pequeno e periférico como Portugal, era - na altura, como hoje - menos lucrativo e menos conveniente nas fases finais das grandes competições. As arbitragens vergonhosas como a de ontem, que acompanharam o Benfica nesta competição, provam-no sobejamente. Só grandes jogadores e um grande treinador poderiam contrariar essa realidade.

O “Palhaço do Guttman”  foi o treinador que deu ao Benfica os seus dois títulos de Campeão Europeu. Uma proeza que nos próximos 100 anos será efectivamente muito difícil repetir. A menos que apareça um Guttmann. Ontem, ia aparecendo. Jorge Jesus fez o possível com o que lhe deixaram.


P.S. - Se o árbitro ontem tivesse deixado o  Benfica  ganhar, o Benfica não seria Campeão Europeu de Clubes. Esta competição é a Liga Europa, e não a Liga dos Campeões

P.P.S. - O Guttmann até era judeu, e por tal avesso a superstições. A "maldição" é uma figura de estilo, fica bem nos jornais. Os jogadores actuais nem sabem dessa estória truncada. Mas que há malucos supersticiosos no futebol, isso há. Lembram-se do seleccionador que obrigava a equipa a entrar em campo a mastigar alho, "para combater o mau-olhado"? :-)

2 comentários:

  1. Este equipamento é o do MTK de Budapeste?
    O Benfica ganharia a Liga Europa porque da Liga dos Campeões foi eliminada da fase de grupos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostávamos de saber de que clube é o equipamento que Guttmann usa nesta imagem. Se algum leitor nos quiser esclarecer, agradecemos.

      No Post-Scriptum deixámos essa observação, precisamente: esta competição não sagra campeões europeus de clubes. Mas é um troféu apetecível. Foi uma pena, tudo o que correu mal ao Benfica.

      Eliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.