quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Luz de Israel derrota as forças das Trevas

No dia em que fui ao café e meia dúzia de homens tentavam convencer-se uns aos outros de que nós, portugueses,"somos todos descendentes dos Árabes", e que nada temos dos Judeus, "esses gajos que só querem é dinheiro"...



Na festa judaica de Simchat Torah (Júbilo da Lei), lembramos como o universo foi criado - começando com as quatro palavras "Que se faça luz". Hoje, os projectos israelitas de energia solar iluminam inúmeras casas. No entanto, o Estado Judeu também encontrou outra maneira de iluminar milhões de vidas - removendo a própria escuridão.
Israel - Esperança de todos para um futuro brilhante

É triste ver os efeitos sombrios do envelhecimento sobre mentes
anteriormente brilhantes. Cientistas do Instituto Weizmann de Israel podem, no entanto, ter aberto a promessa de um futuro melhor. Eles descobriram que a proteína beta interferon prejudica a capacidade cognitiva do cérebro - fenómeno comum na velhice. Novos tratamentos que bloqueiam ou removem essa proteína poderão um dia prevenir ou reverter o declínio cognitivo e rejuvenescer o cérebro. A companhia de biotecnologia israelita Compugen descobriu outra proteína "obscura", denominada CGEN-15049, que impede o sistema imunológico de destruir tumores. Atacando a CGEN-15049 poder-se-á prevenir os cancros do pulmão, ovários, mama, cólon, estômago, próstata e fígado. Um novo tratamento pode vir a caminho, graças à FutuRx - uma nova incubadora de biotecnologia financiada pelo Governo de Israel.

Ver alguém ser tratado com sucesso à esclerose lateral amiotrófica (ELA, ou doença de Lou Gehrig) é como ver uma nuvem escura desaparecer.


Já podemos, contudo, ansiar por céus azuis, agora que a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, está a acelerar o tratamento NurOwn da esclerose lateral amiotrófica, desenvolvido pela companhia Brainstorm, de Israel.
Aqueles que sofrem da forma 'seca' da degeneração macular, relacionada com a idade (AMD seca), que pode desenvolver-se nas zonas escuras na retina do olho, causando cegueira progressiva, também têm nova esperança. O OpRegen, desenvolvido pela CellCure NeuroSciences de Israel está em vias de se tornar a primeira terapia aprovada para a AMD seca.


Independentemente do facto de as forças das trevas serem biológicas, sociais ou de origem humana, Israel vai tentar derrotá-las. O departamento Mashav do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita vai enviar três clínicas móveis de emergência, made in Israel, para a África Ocidental, para ajudar a tentar evitar que o vírus Ébola se espalhe.
Enquanto isso, em casa, o governo de Israel aprovou um aumento do orçamento do NIS 1,7 biliões para combater a pobreza.
Os cirurgiões israelitas trabalharam durante horas para salvar a vida de um menino sírio que foi baleado no pescoço durante a guerra civil na Síria. Os médicos do Rambam Medical Center, em Haifa, removeram uma bala, que ficou a 1 milímetro dos principais vasos sanguíneos do pescoço do menino de cinco anos de idade.

À esquerda, o raio-X; à direita, a bala já retirada

Os cientistas acreditam que uma misteriosa matéria escura compreende a maior parte do universo conhecido, mas não o podem ainda provar. O Dr. Ran Budnik, do Instituto Weizmann de Israel, é o cientista líder do projecto para a construção do protótipo de um dispositivo para detectar o resultado de partículas de matéria escura que colidem com xenon líquido.
Num contexto mais prático, a Mekorot, a companhia nacional de água de Israel, não quer que seus engenheiros trabalhem no escuro. É a primeira empresa no mundo a equipar os seus trabalhadores de campo com óculos inteligentes - Moverio BT-200 Epson, É também a primeira a facultar um aplicativo comercial - FieldBit de tecnologia israelita - para que os operadores recebam orientação específica e instruções enquanto reparam instalações eléctricas de alta tensão nas instalações da Mekorot.


Israel lidera o mundo na defesa contra as forças criminosas. Dois produtos da Magal-Senstar de Israel ganharam prémios no
Concurso ASIS 2014  para Melhores Inovações de Segurança. O seu robot RoboGuard percorre e protege cercas de segurança, o seu sistema CyberSeal protege contra ataques cibernéticos.


Enquanto isso, o gigante do software russo Kaspersky Lab, conhecido pelo seu popular sistema anti-vírus, abrirá um centro de desenvolvimento em Jerusalém no próximo ano - um dos poucos fora da Rússia.
A iniciativa CyberSpark de Israel recebeu um impulso quando Carole e Marcus Weinstein doaram 5 milhões de dólares para patrocinar a construção de um novo centro de segurança cibernética, na Universidade Ben Gurion.
Mas foi uma solução de segurança israelita low-tech que chamou recentemente as atenções, quando a Seatylock de Israel anunciou a sua forma elegante para transformar um selim de bicicleta num cadeado de bicicleta.


As forças das trevas não conseguiram, até agora, bater os sistemas de protecção aérea do Estado Judaico. Os leitores, no entanto, poderão achar divertido  que Israel tenha uma lei para Anjos. O Governo está a que alterar a Lei de Investidores, denominados Anjos, que concede incentivos fiscais àqueles que invistam em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento. O ministro da Economia Naftali Bennett disse que "irá garantir que o Ano Novo seja de empreendedorismo e fomento dos investimentos de alta tecnologia." Isso deverá desmoralizar ainda mais o boicote estúpido do movimento de bandidos Boicote, Desinvestimento e Sanções. Maus perdedores, os bandidos do BDS do Reino Unido já estão abalados com as últimas notícias económicas que revelam que o comércio bilateral entre Israel e o Reino Unido aumentou 28% entre Janeiro e Agosto, atingindo níveis recorde. As exportações israelitas para o Reino Unido foram no valor de 1,6 biliões de libras - um aumento de 38%.

Finalmente, a luz raiou sobre as gémeas de 19 anos de idade, Fátima e Zukra Islambakov, que nasceram no Uzbequistão e frequentaram escolas muçulmanas. Descobriram as suas raízes judaicas, imigraram para Israel e juntaram-se ao IDF, onde actualmente ajudam a proteger o Estado judeu contra as forças das trevas.


 Fátima e Zukra Islambakov, da madrassa para o IDF!
Michael Ordman escreve um boletim semanal de positivas de notícias sobre Israel.

www.verygoodnewsisrael.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.