quarta-feira, 28 de setembro de 2016

'Capitão Peres faz-se ao Mar'


Shimon Peres morreu hoje, com 93 anos. A sua vida confunde-se com a História do moderno Estado de Israel.
Muitas vezes falámos dele neste blog. Publicamos a nossa foto preferida de Peres, que saiu num artigo do The Times of Israel, a 28 de Março de 2013, com o título acima.  Porque a vida devia ser isto: paz, amizade, trabalho, convívio, cultura. E não a permanente ameaça de destruição, o terrorismo, o ódio cego e inexplicável que continua a perseguir os judeus.
Juntamos a nossa voz aos que homenageiam Shimon Peres. Que a sua memória seja uma bênção.

O presidente de Israel goza as férias de Páscoa e o clima agradável da Primavera a pilotar um barco no Mar da Galileia
Quem disse que o presidente não pode desfrutar de uma bela férias de Primavera, como qualquer outra pessoa? Cerca de 300.000 israelitas saíram de suas casas para viajar por todo o país na quinta-feira, e a equipa presidencial de Shimon Peres, liderada pelo próprio presidente, teve um dia de passeio pelo Mar da Galileia. Peres pôs à prova as suas capacidades para pilotar um barco.
A Páscoa é um período muito popular para os israelitas viajarem, e o clima da Primavera contribui para o apelo, com muitos locais de trabalho fechados durante as férias.
Se bem que as responsabilidades do presidente nunca terminem, Peres, no entanto, chegou na quarta-feira à noite ao Kibbutz Ein Gev, onde participou de uma sessão de canções folclóricas israelitas.
Na quinta-feira de manhã, o presidente e a sua equipa embarcaram no Sussita, embarcação que recebeu o nome do primeiro barco operado pela Companhia de Navegação Kinneret, de Ein Gev. Ostentando um "boné de capitão", Peres assumiu o leme do barco e navegou de volta ao porto.
Peres - que vai comemorar seu 90º aniversário neste Verão - passou a maior parte da sua vida de jovem perto do Mar da Galileia, e foi um dos primeiros membros do Kibbutz Alumot, situado a poucos quilómetros da maior fonte de água doce de Israel.
"As mais belas vistas do mundo estão aqui no Estado de Israel, às margens do Mar da Galileia", Peres postou na sua página no Facebook na quinta-feira. "Todas as vezes que venho aqui, sinto-me como se tivesse voltado ao cenário da minha juventude, perto do Mar da Galileia, ao kibbutz da minha juventude, Alumot."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.